Livro reúne especialistas brasileiros contra “lobby nuclear”


http://www.radioagencianp.com.br/10794-livro-reune-especialistas-brasileiros-contra-lobby-nuclear

Livro reúne especialistas brasileiros contra “lobby nuclear”

“A questão das usinas nucleares no Brasil é dramática: de um lado riscos enormes para milhares de pessoas e a herança maldita do lixo atômico; de outro, a desinformação generalizada da população”.

(1’39” / 389 Kb) – As organizações que compõem a Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares editaram um livro que reúne textos de alguns dos maiores especialistas no assunto. Além de Chico Whitaker, foram convidados professores da Universidade de São Paulo (USP), como Ildo Sauer, Joaquim Francisco de Carvalho, Alfredo Bosi e Ecléa Bosi.

Com o título “Por que e como resistir ao lobby nuclear”, os autores alertam para o perigo de se investir nesse tipo de energia. O material de divulgação alerta que “a questão das usinas nucleares no Brasil é dramática: de um lado riscos enormes para milhares de pessoas e a herança maldita do lixo atômico; de outro, a desinformação generalizada da população”.

Atualmente, duas usinas estão em operação no Brasil, na cidade de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Elas produzem 3% da energia elétrica consumida no país. A terceira unidade está em construção e recentemente recebeu financiamento de R$ 6 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O país está prestes a iniciar a implantação de oito novas usinas nucleares para a geração de energia elétrica. Ao todo, 40 municípios estão na lista de locais que podem abrigar os empreendimentos. O custo total de cada usina é estimado em R$ 10 bilhões e o tempo de instalação é de aproximadamente dez anos.

O acidente nuclear ocorrido em março de 2011 na usina de Fukushima, no Japão, recolocou o tema em discussão na Alemanha, que desativará todas as suas usinas nucleares até 2022.

Publicado pela Editora das Irmãs Paulinas, o livro tem o primeiro lançamento marcado para esta segunda-feira (21), na Livraria da Vila, na Alameda Lorena, 1731.

De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo.

21/05/12

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: